“Tocantins Reduz Homicídios em 34,1% e Supera Metas Nacionais de Segurança”
- Palmas Turbo News
- 8 de jan.
- 2 min de leitura
Com planejamento estratégico e dedicação de várias delegacias, como a DHPP e DENARC, Tocantins alcança resultados históricos na redução de crimes violentos.

O Tocantins registrou avanços notáveis na redução da criminalidade entre 2023 e 2024, destacando-se pela significativa queda de 34,1% nos homicídios. O número de casos caiu de 334 para 220, resultando em uma taxa de 13,95 homicídios por 100 mil habitantes em 2024, superando a meta nacional do Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP), que previa alcançar 16 homicídios por 100 mil habitantes até 2030.
Além dos homicídios, outros crimes violentos também apresentaram reduções expressivas. Os latrocínios, por exemplo, caíram 62,5%, passando de 16 para seis casos. Já os feminicídios tiveram uma diminuição de 36,8%, com registros caindo de 19 para 12. Casos de lesão corporal seguida de morte reduziram 60%, indo de cinco para dois.
Parte deste cenário tem sido possível graças ao empenho da Polícia Civil, especialmente aos árduos trabalhos da DHPP e DENARC, atualmente sob o comando dos delegados Eduardo Menezes e Alexander Pereira. Desde que assumiram os cargos, estas duas delegacias tem trabalhado incansavelmente para prevenir e elucidar os casos de homicídio e tráfico de drogas na capital, garantindo que a sensação de impunidade não encontre espaço. Seu comprometimento em resolver os casos com agilidade e eficiência tem sido um fator determinante para a segurança em Palmas.
A Superintendência de Inteligência e Estratégia da Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO) atribui os resultados gerais à combinação de ações estratégicas, como o fortalecimento das investigações da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas. Operações integradas com outras forças de segurança, investimentos em tecnologia e treinamento contínuo das equipes também foram fundamentais.
“O trabalho conjunto e o planejamento estratégico têm mostrado que é possível reduzir a violência e superar as metas nacionais, trazendo mais tranquilidade para os cidadãos do Tocantins”, afirmou Emerson Francisco Moura, superintendente de Inteligência e Estratégia da SSP/TO.
O governador Wanderlei Barbosa destacou o impacto dessas ações para a segurança da população e a relevância do planejamento estratégico no combate à violência. “O Tocantins está mostrando que é possível alcançar resultados expressivos com uma gestão eficiente e integrada. Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente mais seguro para todos.”
Os resultados alcançados pelo Tocantins reforçam a importância de ações coordenadas, que vão desde o combate direto à criminalidade até iniciativas preventivas, mostrando que um futuro mais seguro pode ser realidade quando há investimento e compromisso com a segurança pública.
Comments